!! Bem-vindos !!

Eu sou Andre Brasil, atleta da Seleção Paraolímpica Brasileira de Natação, categoria S10. ( Foto: Beto Monteiro)

terça-feira, 25 de março de 2008

Circuito Paraolímpico de Atletismo e Natação começa dia 29 em Curitiba

Março de 2008 - Após um período de grandes conquistas nos últimos Jogos Parapan-americanos do Rio, o ano de 2008 começa para os atletas paraolímpicos com a busca por índices para a Paraolimpíada de Pequim, em setembro. A principal competição que definirá os representantes da natação e do atletismo do Brasil na China é o Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico, que este ano terá sua primeira etapa regional acontecendo na cidade de Curitiba (PR), nos dias 29 e 30 de março.

O Circuito Paraolímpico terá três etapas regionais. Após passar pela capital paranaense, a competição vai para Natal e Brasília, além de duas etapas nacionais, em Belo Horizonte e Fortaleza. Em Curitiba a competição acontecerá nas instalações da Universidade Positivo.

São esperados atletas vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e regiões esportivas de Osasco, São José dos Campos, Campinas e Sorocaba. Entre os destaques da competição está o recordista de medalhas de ouro para o Brasil, no Pan Rio 2007, o nadador Daniel Dias, com oito pódios, e a nadadora Fabiana Sugimori.

Já no atletismo, figuram nomes como a recordista mundial nos 100m rasos, Terezinha Guilhermino, a medalhista olímpica Roseane dos Santos, no lançamento de disco, além do velocista André Garcia e do fundista Odair Ferreira.Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo e Natação1ª Etapa (Curitiba)Local: Universidade PositivoEndereço: Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido – Curitiba (PR)Data: 29 e 30 de março

Horário: Sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h;
Domingo, às 8h.

Competição – Podem disputar o Circuito atletas com deficiência física, visual ou mental nascidos até 31 de dezembro de 1994 e que estejam filiados a clubes ou entidades de prática desportiva para pessoas com deficiência. Serão classificados para as etapas nacionais os atletas que obtiverem índice mínimo nas competições regionais.

A competição começou a ser disputada em 2005 e tem como principal objetivo desenvolver a prática desportiva e técnica das modalidades em disputa, além de proporcionar oportunidades de competição aos atletas de elite e novos talentos do desporto paraolímpico brasileiro.Patrocínio Loterias – O Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo e Natação é organizado pelo Comitê Paraolímpico e patrocinado pela Caixa, por meio das Loterias Caixa.

Desde os Jogos Paraolímpicos de Atenas, em 2004, a Caixa é parceira do Comitê Paraolímpico Brasileiro. No ano de 2007, as Loterias Caixa repassaram ao Comitê R$ 4,9 milhões. O patrocínio também está presente no repasse a 16 atletas, por intermédio do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível.

Além do patrocínio oficial, as Loterias repassam, por meio da Lei Agnelo-Piva, 2% da arrecadação bruta de todas as apostas ao Comitê Olímpico Brasileiro e ao Comitê Paraolímpico Brasileiro. Do total de recursos repassados, 85% são destinados ao COB e 15% ao CPB.

Etapas RegionaisCentro/Sul – Curitiba (27 a 30/3)Norte/Nordeste – Natal (10 a 13/4)Centro/Leste – Brasília (24 a 27/4)Etapas NacionaisBelo Horizonte (5 a 8/6)Fortaleza (6 a 9/11)
Fonte: CAIXA