!! Bem-vindos !!

Eu sou Andre Brasil, atleta da Seleção Paraolímpica Brasileira de Natação, categoria S10. ( Foto: Beto Monteiro)

terça-feira, 25 de março de 2008

Rio 2016: Movimentos Olímpico e Paraolímpico unidos

A união entre os movimentos olímpico e paraolímpico representa um dos aspectos fundamentais do projeto de candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A experiência bem sucedida e a coesão entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) na organização dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007 ficaram mais uma vez demonstradas nesta quarta-feira, dia 12, durante o Seminário de Transferência de Conhecimento do Rio 2007 (Debriefing) realizado no Rio de Janeiro. Representantes do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) ratificaram apoio à candidatura Rio 2016 e avaliaram detalhes da organização e da realização dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007, que pela primeira vez foi realizado na mesma cidade e em seqüência aos Jogos Pan-americanos.

O trabalho realizado na edição paraolímpica do Rio 2007 é um grande aliado na concepção do projeto olímpico para 2016. “No Parapan Rio 2007 foram 1115 atletas representando 25 países. Assim, o Rio de Janeiro é a única cidade entre as concorrentes à candidatura olímpica que tem a experiência de ter realizado uma competição multiesportiva paraolímpica de grande porte. Certamente a cidade se beneficiou com o aprendizado adquirido antes, durante e depois da competição, o que é muito positivo em uma postulação olímpica”, explica o secretário geral do CO-RIO e do Rio 2016, Carlos Roberto Osório.

O Seminário de Transferência de Conhecimentos Rio 2007, que acontece até o dia 15, é conhecido internacionalmente como Debriefing. A iniciativa foi adotada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) após a disputa dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, como forma de exteriorizar experiências adquiridas na organização olímpica. Esta é a primeira vez na história esportiva pan-americana que o Debriefing detalha a organização da maior competição multiesportiva das Américas, que o transforma em mais um legado para o esporte.

“O Rio 2007 foi um divisor de águas do esporte nas Américas. Pela primeira vez, o sucesso de uma edição dos Jogos Pan-americanos foi complementado com a realização dos Jogos Parapan-americanos. O Defriefieng é uma grande oportunidade para discutirmos, através dos conhecimentos adquiridos, detalhes que venham aperfeiçoar novas parcerias entre os movimentos olímpico e paraolímpico”, afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do CO-RIO e presidente do Comitê de Candidatura Rio 2016.

Entre os presentes ao terceiro dia de seminário, voltado exclusivamente para o esporte paraolímpico, estiveram Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico das Américas (APC), e Vital Severino, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). “O Rio 2007 foi muito importante para o esporte brasileiro, pois proporcionou igualdade de direitos ao esporte olímpico e ao paraolímpico. Os atletas tiveram contato com as mesmas instalações, com a mesma Vila e puderam mostrar uma potencialidade até então desconhecida de grande parte do público brasileiro. O esporte nacional foi tratado como um todo no Rio 2007 e isso demonstra que houve integração. Isso muito nos ajuda para o planejamento olímpico do Rio 2016”, elogiou Vital Severino, que classificou o Debriefing como um grande experiência.

Andrew Parsons, presidente do APC, comentou que o Rio 2007 se mostrou inovador desde o processo de candidatura. “O padrão adotado pelo CO-RIO sempre foi de igualdade para com os atletas e as entidades. Este seminário estendeu mais um benefício ao esporte paraolímpico. Recebemos com muita alegria este convite, pois sabemos que dividindo informações estamos contribuindo para o desenvolvimento do esporte das Américas.

Com a realização do Parapan, o Rio de Janeiro está no coração do movimento paraolímpico das Américas”, afirmou Parsons.

O secretário geral do CO-RIO disse que a importância dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007 pode ser determinante para uma candidatura olímpica, já que se constitui em um diferencial do Brasil e do Rio de Janeiro para a concretização do sonho olímpico. “O Rio de Janeiro passou com louvor pelos testes impostos na organização de um grande evento como o Parapan. Os ensinamentos foram muitos e, hoje, podemos garantir que a cidade e o país têm know-how e material humano para almejar sonhos ainda maiores”, avaliou Osório.

Cinco Comitês Organizadores dos Jogos participam a partir desta quinta-feira, dia 13, do Debriefing Rio 2007: Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 (México); Jogos Centro-americanos e do Caribe Mayagüez 2010 (Porto Rico); Jogos Sul-americanos Medellín 2010 (Colômbia); Jogos Bolivarianos Sucre 2009 (Bolívia) e Jogos da Comunidade Britânica Nova Deli 2010 (Índia).

Fonte: Comitê Paraolímpico Brasileiro -
www.cpb.org.br