!! Bem-vindos !!

Eu sou Andre Brasil, atleta da Seleção Paraolímpica Brasileira de Natação, categoria S10. ( Foto: Beto Monteiro)

sábado, 28 de novembro de 2009

ESTRELAS DA NATAÇÃO PARAOLÍMPICA DO BRASIL TRAÇAM METAS PARA MUNDIAL DE PISCINA CURTA

Foto: Saulo Cruz - CPB


Daniel Dias e Andre Brasil, juntos, vão nadar 15 provas na competição que começa neste domingo (29) no Rio de Janeiro


Pouco mais de um ano após os Jogos Paraolímpicos de Pequim, as estrelas da natação paraolímpica mundial estão no Rio de Janeiro. Eles participam do Campeonato Mundial de piscina curta (25m) deste domingo (dia 29) até 5 de dezembro, no Julio Delamare. Mais de 400 participantes de 31 países estão no Brasil. As provas começam às 9h (horário de Brasília) e as finais sempre a partir de 17h.


A delegação verde-amarela conta com os 30 melhores nadadores da atualidade. Sete atletas que levaram a bandeira brasileira ao pódio na China, no ano passado, vão batalhar para conquistar o título de campeão mundial diante da nossa torcida. É o caso do carioca Andre Brasil, de 26 anos.


Criado no bairro do Méier, na Zona Norte, mas morando atualmente em São Paulo, Andre sabe que vai poder contar com o apoio da família na hora que cair na água. Sua mãe, Tânia Brasil, é moradora do bairro da Tijuca, onde está situado o Parque Aquático Maria Lenk e é presença certa na arquibancada.

“O fator torcida vai ser muito importante para mim. Será fantástico competir com o apoio da minha família na arquibancada”, disse o atleta que vai nadar sete provas: 50m livre, 100m livre, 400m livre, 100m borboleta, 100m medley, 200m medley, e 100m costas.


Nas provas de nado livre e de borboleta, Andre Brasil foi campeão paraolímpico em Pequim. Para este Mundial no Rio de Janeiro, espera manter a hegemonia nas provas. “Quero ganhar as quatro provas que venci na China, no ano passado. Escrevi em um papel meus objetivos para todas as provas, ao final da competição, se eu os atingir, eu falo qual era”, prometeu.


Daniel Dias (S5), dono de nove medalhas paraolímpicas (sendo quatro de ouro) competirá em oito provas: 50m livre, 100m livre, 200m livre, 100m medley, 200m medley, 50m costas, 50m borboleta e 100m peito e espera um grande campeonato, já que esta será a primeira edição de um mundial em piscina curta.


“Por ser o primeiro, acho que esta competição tem tudo para entrar para história. Além ser o primeiro campeonato após a escolha do Rio como cidade-sede dos jogos de 2016”, animou-se Daniel.


A prova mais forte de Daniel é o 50m livre, na qual ele é dono do recorde mundial. Ele pretende continuar soberano nessa disputa. “Claro que ganhar todas as provas me deixaria muito feliz, mas gostaria muito de ganhar e baixar o tempo nos 50m livre”, avisa Daniel, que terá como principal adversário o espanhol Sebastian Rodriguez, 5º lugar no 100m livre em Pequim 2008.


Paulista de Campinas, Daniel Dias vai se habituando a nadar em águas cariocas.


A partir do próximo ano, ele vai morar no Rio de Janeiro, onde integrará uma equipe da cidade.


Como se não bastasse, a ligação com o Rio ficou ainda mais forte depois que foi homenageado na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro com o título de cidadão honorário, na quinta-feira (dia 26).


Fonte: AI CPB/Media Guide Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário