!! Bem-vindos !!

Eu sou Andre Brasil, atleta da Seleção Paraolímpica Brasileira de Natação, categoria S10. ( Foto: Beto Monteiro)

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Andre Brasil participa amanhã (24) em Brasília de um evento no Congresso Nacional

Chinaglia lança amanhã maquete tátil do Congresso

O Presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, inaugura amanhã, às 9h30, no Salão Verde, a maquete tátil do Congresso Nacional. O evento conta com a presença de instituições apoiadoras do paradesporto nacional, como a Caixa Econômica Federal e o Comitê Paraolímpico Brasileiro, e de atletas de ponta, como Andre Brasil (natação), Antônio Tenório (judô), Antônio Delfino, Tito Sena e Shirlene Coelho (atletismo).

A iniciativa é do Programa de Acessibilidade da Câmara dos Deputados e a maquete será incorporada às atividades de visitação pública institucional, que recebe anualmente cerca de 130 mil pessoas no Palácio do Congresso. O objetivo dessa ação inclusiva é proporcionar aos visitantes com deficiência visual a compreensão e a percepção, por meio do tato, do conjunto arquitetônico de Niemeyer, símbolo da capital do País e obra-prima da arquitetura mundial.

Materiais
A maquete foi executada pelo Centro de Integração Design-Empresa da Universidade Estadual de Minas Gerais, com o apoio da RobTec e do Instituto São Rafael, sob a supervisão do Departamento Técnico da Câmara dos Deputados. Resistente ao manuseio, foi confeccionada em resina, materiais plásticos e aço inoxidável. A escolha dos materiais foi definida pelas particularidades de textura e temperatura e permite à pessoa com deficiência visual distinguir as superfícies dos edifícios, as esquadrias, as áreas cobertas por grama, as áreas pavimentadas e os espelhos d'água. A água, por exemplo, é representada na maquete tátil por chapas em aço inoxidável, não apenas pelas propriedades reflexivas, mas pela temperatura inferior aos demais materiais. Como informação complementar, foram fixadas ao redor da maquete pequenas placas explicativas com transcrição em braile sobre a arquitetura do Congresso Nacional.

Acessibilidade
Desde que a Câmara adotou uma política de inclusão social, em 2004, uma série de ações foram implantadas para tornar a Casa Legislativa acessível a todas as pessoas. Dentre elas, destacam-se a adaptação de plenários de comissões; adaptação e sinalização de sanitários; rebaixamento de meios-fios; aquisição e instalação de equipamentos (terminais de atendimento bancário, plataformas elevatórias, triciclos motorizados, cadeiras de rodas); reserva de vagas nos estacionamentos; palestras e cursos de capacitação e sensibilização; adaptação das páginas do Portal da Câmara na internet; disponibilização da Constituição Federal e outras leis em áudio; contratação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para eventos; e instalação de corrimãos.

Estão previstas ainda as seguintes ações: continuação dos projetos de adaptação dos plenários de comissões e sanitários, de construção de rampas de acesso e instalação de corrimãos; adaptação do Plenário Ulysses Guimarães; inserção de sinalização visual e em braile nos prédios do complexo arquitetônico; realização de eventos, cursos e palestras de capacitação e sensibilização; contratação de intérpretes de Libras para atuar na TV Câmara, nas portarias e na visita guiada; inserção de legendas na programação da TV Câmara; disponibilização de leis, publicações e documentos em formatos alternativos ao papel; entre outras.

Da Assessoria de Imprensa/SR

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR