!! Bem-vindos !!

Eu sou Andre Brasil, atleta da Seleção Paraolímpica Brasileira de Natação, categoria S10. ( Foto: Beto Monteiro)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Em pesquisa, natação aparece em terceiro na preferência do brasileiro

Uma pesquisa do Instituto GPP – Planejamento e Pesquisa, feita a pedido da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), demonstra o crescimento da natação na preferência do brasileiro, amante por esportes, em todo o país. A natação, no último ciclo olímpico – 2004 a 2008 – teve um crescimento de 41.2% para 44,7% no gosto do eleitorado, ficando atrás somente do futebol e do vôlei.

Numa pesquisa que abrangeu as cinco regiões brasileiras (cerca de 100 entrevistas por estado), a natação teve quase o dobro de popularidade do conquistado por basquete e automobilismo e foi quatro vezes superior ao tênis, esporte sexto colocado. A colocação é mantida mesmo quando se solicitava a separação do vôlei em duas modalidades – quadra e praia – com o vôlei na areia ficando na quarta posição.

Outra pergunta feita na pesquisa foi sobre que esporte a pessoa costumava praticar. A natação novamente aparece na terceira colocação, bem próxima ao vôlei, segundo colocado (12,4% a 18,9%) e muito à frente do basquete, em quinto lugar, com 4,0%. Neste quesito, em todas as cinco regiões, a natação apareceu em terceiro lugar, com destaque para a região nordeste, onde obteve 11,5% e ficou somente a 4,6% do vôlei.

A colocação também é mantida com a separação do vôlei em dois, menos no já citado nordeste, em que a natação pula para o segundo posto, atrás do futebol.

Os aficionados por esporte apontaram ainda a natação como o segundo esporte que mais gostariam de ver na televisão, com 40,7%, à frente do futebol (38,5%), seja com o vôlei separado ou não. Quando dividido por regiões, a natação mantinha a colocação em quatro das cinco possíveis.

Por fim, o Instituto GPP quis saber, quais os esportes que o entrevistado acompanhou durante os Jogos de Pequim. A natação apareceu em segundo lugar num empate técnico com o vôlei (57,8% e 57,2%), superando o futebol feminino (56,8%), o vôlei de praia (42,8), a ginástica artística (33,7%), atletismo (22,%) e o basquete feminino (15,5%). Há quatro anos, em Atenas, pesquisa semelhante apontou a natação como vista por 49,1% dos entrevistados.

- GPP

O Instituto GPP foi criado em 1991, idealizado por um grupo de profissionais oriundo da Universidade de Campinas (Unicamp) e concretizado por diferentes outros de formação multidisciplinar - estatística, economia, engenharia, publicidade, marketing, ciências sociais, psicologia e análise do discurso - vindos de outros centros de referência como UFRJ, UFF e IBGE. O GPP conta com centros operacionais nas cinco regiões do Brasil com cobertura em todo o território nacional.

12/01/2009 - 16:42:42 - por FS - CBDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário