!! Bem-vindos !!

Eu sou Andre Brasil, atleta da Seleção Paraolímpica Brasileira de Natação, categoria S10. ( Foto: Beto Monteiro)

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Andre Brasil em Pequim_Boletim_1ª semana

Atleta conta suas primeiras impressões do país sede dos Jogos Paraolímpicos

Segunda-feira, 1º de setembro de 2008 – O atleta da Seleção Brasileira de Natação Paraolímpica, Andre Brasil (da categoria S10 por seqüela de Poliomielite na perna esquerda) chegou a Pequim no dia 30 de agosto onde compete no próximo dia 8 de setembro a primeira das oitos provas que disputa pelo Brasil nos Jogos Paraolímpicos de Pequim.


Andre Brasil que esteve durante a última semana em Macau - onde realizou a aclimatação com a equipe brasileira de natação - relata as principais diferenças que notou entre os dois locais do território chinês, assim como suas impressões em relação aos chineses e claro, ao tão mencionado Cubo D’Água.


Temperatura

O clima em Macau e Pequim é bem parecido, isto é, de muito calor. “Em Macau era muito quente. Aqui em Pequim no primeiro dia de treino estava frio, mas logo nos dias seguintes o clima voltou a esquentar. A vantagem é a de que nós brasileiros estamos acostumados a esse tipo de temperatura”, explica.


A temperatura que em Pequim costuma ser quente e úmida, em agosto teve a máxima em torno dos 32º C.


Povo

Diferentemente de Macau, onde o português é a segunda língua falada, em Pequim, os atletas tentam se comunicar com os nativos por meio inglês, apesar deste idioma ainda não ser tão bem falado pelos chineses que falam mandarim.


“Lá em Macau algumas pessoas ainda falavam português, mas aqui é complicado. O inglês dos chineses é bem básico, mas mesmo assim, o povo daqui é muito simpático e prestativo. Estão sempre tentando ajudar.”


Vila Olímpica

A moradia dos atletas, a Vila Olímpica, assim como na do Parapan do Rio de Janeiro é um local em que os atletas brasileiros têm a possibilidade de se confraternizar e brincar, inclusive com os chineses.


“Quando a gente pegava o ônibus na Vila do Parapan, sempre brincávamos com os motoristas pedindo para eles pararem o ônibus para a gente descer como se fosse uma lotação pública. É claro que eles entendiam a brincadeira e nem paravam. Fomos fazer a mesma brincadeira por aqui, mas o motorista não entendeu e foi parando o ônibus. Pedimos desculpa e depois todos caíram na risada. Estamos nos divertindo muito por aqui”, conta.


Apesar do clima de descontração na Vila Olímpica, os atletas da natação se entristeceram com a notícia de que o nadador Clodoaldo Silva poderá ficar de fora da competição caso decida não passar pela reavaliação funcional determinada pelo Comitê Paraolímpico Internacional, IPC.


“Fiquei chateado com tudo isso, mas estou fazendo de tudo para que este problema não me desconcentre e prejudique meu desempenho. Apesar de entender a curiosidade da mídia, no momento prefiro me abster de opiniões e entrevistas sobre o assunto. Não quero perder o meu foco inicial que é competir bem e conseguir me classificar para as finais. Espero que tudo se resolva para que a natação brasileira saia ganhando”, enfatiza.


Cubo D’Água

Os atletas já conheceram uma das construções mais espetaculares que a China fez para estes Jogos, o Cubo D’Água. Este tem sido um dos locais que os atletas da natação treinam em Pequim.


Andre Brasil, que tem treinos diários e alternados conforme as indicações de seu técnico Marco Veiga, se impressionou com a estrutura do local. “Eu estava louco para conhecer o Cubo D’Água e quando cheguei lá foi emocionante. O local é fantástico mesmo. Fico imaginando como ele vai estar nos dias das competições. Vai ser lindo”, conta o atleta que terá na arquibancada a torcida da mãe Tania Brasil e da tia Salete.


Provas e datas das competições de Andre Brasil:

8/09 – 100 metros borboleta

9/ 09 – 100 metros livre

10/09 - 4x100 metros livre

11/09 - 200 metros medley

13/09 - 100 metros costas

14/09 - 50 metros livre

15/09 - 400 metros livre e 4x100 metros medley.

Recordes mundiais do atleta:

50 metros livre: 23"90

100 metros livre: 52"22

800 metros livre: 8'53"64

50 metros borboleta: 26"55

100 metros borboleta: 57"55

200 metros livre: 1'53"96 (Não homologado*)

* Recorde mundial conquista no Troféu Maria Lenk em 2008. Por ser uma competição Olímpica , Andre Brasil optou por não homologar este RECORDE.

*********************************

Vanessa Gianellini Assessoria de Comunicação

Jornalistas: Vanessa Gianellini e Marina Bonini

Tels.(11) 8222.7297 – (11) 8724.4436

E mail: imprensa@andrebrasil.com

Um comentário:

  1. OIOIOIO!!!!!!!NOSSA SOU SUA FÃ DE CARTEIRINHA,VC É MEU IDOLO!!!!!!ANDRÉ VC FAZA DIFERENÇA NO NOSSO BRASILLL. T AMOOOOOO.SUCESSO SEMPRE.


    LUCIANA DE OLIVEIRA ESPERA FELIZ MG.

    ResponderExcluir