!! Bem-vindos !!

Eu sou Andre Brasil, atleta da Seleção Paraolímpica Brasileira de Natação, categoria S10. ( Foto: Beto Monteiro)

sábado, 26 de julho de 2008

Andre Brasil volta do México, visita o Rio e se prepara para embarcar para MACAU e depois PEQUIM

28 de julho de 2008 - Andre Brasil, atleta da Seleção Paraolímpica Brasileira, (S10), de Natação, visitará o Rio de Janeiro, sua terra natal, entre os dias 30 de julho e 4 de agosto para atender a imprensa local e se despedir dos familiares antes da sua ida para Macau, prevista para segunda quinzena de agosto, onde fará sua aclimatação antes das Paraolimpíadas de Pequim.

O atleta do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência(IBDD) volta de uma série de treinamentos em altitude no México que fez com um grupo de nadadores também convocados para Pequim do Esporte Clube Pinheiros, onde treina atualmente em São Paulo.

Detentor de cinco recordes mundiais - nos 50, 100 e 800 metros livre e nos 50 e 100 metros borboleta na categoria S10 (seqüela poliomielite) – Andre Brasil disputa oitos medalhas em Pequim, entre os dias 6 e 17 de setembro, sendo seis individuais e duas em revezamento.

As provas que o atleta compete em Pequim são: 100 metros borboleta, 100 metros costa, 200 medley, 50,100 e 400 metros livre, 4X100 medley (revezamento) e 4X100 metros livre (revezamento).

“Não vejo a hora de rever meus parentes e poder receber todo o apoio e o carinho da minha torcida no Rio de Janeiro que me darão ainda mais garra para lutar pelas medalhas em Pequim”, planeja o atleta que é juntamente com Clodoaldo Silva (S4) e Daniel Dias (S5) a maior promessa de medalhas para o Brasil na competição.

Torcida

Assim como o nadador Thiago Pereira, Andre Brasil foi o centro das atenções no Parapan do Rio de Janeiro não somente pelo número de medalhas conquistadas, ( seis de ouro, uma de prata, uma de bronze e três recordes mundiais) mas também pela animação de sua torcida.

Encabeçada por Tania Brasil, mãe do atleta, a T.O.C.O. (Torcida Organizada Canhotinha de Ouro) já se prepara para uma festa de despedida de Andre Brasil, apelidado carinhosamente de toco por amigos devido à seqüela que tem na perna esquerda da paralisia infantil (poliomielite) causada por reação vacinal.

Classificação Funcional

Como forma de tornar mais justas as disputas, os atletas são classificados de acordo com o grau de cada deficiência e com isso, competem sempre com atletas da mesma categoria.

Na natação paraolímpica, os atletas são agrupados nas categorias S1 a S14 (S de swimming) de acordo com a sua deficiência. Os deficientes físico-motores estão nas classes S1 a S10.

Os visuais nas classes S11 a S13. S14 é a classe dos deficientes mentais.

Quanto maior o grau de comprometimento do atleta, menor o número de sua classe.

Andre Brasil foi classificado pelo IPC SWIMMING como S10.

***********************************************************
Informações para a imprensa: Vanessa Gianellini Assessoria
Jornalistas: Vanessa Gianellini e Marina Bonini
Tels. (11) 3486.1912 - (11) 8222.7297 – (11) 7615.3065
E mail: vanessa@vanessa.jor.br / marina@vanessa.jor.br
www.vanessa.jor.br

2 comentários:

  1. Cara Vanessa,

    IBDD - Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência

    www.ibdd.org.br

    ResponderExcluir
  2. Apesar do comentário estar anônimo gostaria de agradecer e pedir desculpas pelo nosso erro.

    O significado da abreviação do IBDD já foi corrigido.

    Vanessa Gianellini

    ResponderExcluir