!! Bem-vindos !!

Eu sou Andre Brasil, atleta da Seleção Paraolímpica Brasileira de Natação, categoria S10. ( Foto: Beto Monteiro)

sexta-feira, 4 de abril de 2008

News do Comitê: Brasil Paraolímpico bate recordes


Faltando cinco meses para os Jogos Paraolímpicos de Pequim, o Comitê Paraolímpico Brasileiro já bate recordes: 183 vagas em 17 modalidades. Os números refletem uma preocupação minuciosa com os aspectos qualitativos do planejamento estratégico, resultado de um eficiente modelo de gestão esportiva adotado pelo CPB e entidades filiadas. Mais do que isso, os números falam por si: é incontestável o crescimento do esporte paraolímpico no Brasil.


O substancial aumento de modalidades e de vagas nas Paraolimpíadas de Pequim evidencia o nível técnico dos atletas brasileiros. Das nove modalidades em Sidney e 13 em Atenas, o Brasil terá representantes em 17 este ano. Pela primeira vez as Paraolimpíadas terão na disputa por medalhas atletas brasileiros do goalball masculino, voleibol, vela e remo.


Com 85 vagas a mais do que em Atenas e quase o triplo das vagas conquistadas em Sidney, o Brasil tem 183 vagas confirmadas em Pequim. Esse crescimento está homogeneamente distribuído em diversas modalidades. Em relação a Atenas, dobrou o número de vagas no halterofilismo e tênis de mesa. O hipismo terá pela primeira vez uma equipe completa em Pequim. Aumentou também a representação feminina nas delegações. A goiana Josilene Ferreira e a potiguar Maria Luzineide Santos Oliveira estão fazendo história ao compor a maioria feminina na delegação brasileira de halterofilismo, ao lado do paulista Alexander Whitaker. Estão confirmadas as seguintes vagas:


Modalidade - Vagas
Atletismo - 48
Basquete
C.R. - 24
Bocha - 2
Ciclismo - 2
Futebol de 5 - 10
Futebol de 7 - 12
Goalball - 12
Halterofilismo - 3
Hipismo - 4
Judô - 7
Natação - 24
Remo - 8
Tênis de Mesa - 11
Tiro - 1
Vela - 3
Voleibol - 12
TOTAL - 183


O Comitê Paraolímpico Brasileiro é proporcionalmente otimista em relação à expectativa de medalhas nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, que deve acompanhar o aumento do número de vagas e modalidades. O Brasil terminou os Jogos Paraolímpicos de Atenas na 14ª posição geral no ranking de medalhas, melhorando 10 posições em relação a Sidney. Organização, planejamento e comprometimento exclusivo com os resultados efetivos é uma marca da gestão que está hoje à frente do CPB.


Fonte: AI / CPB